22/05/2012

Albert Nobbs (2012)


               “Albert Nobbs” foi um filme indicado para três estatuetas na noite dos Óscares, sendo o principal o de atriz principal, na qual Glenn Close foi nomeada.
               Numa Irlanda do século XIX, onde existem graves problemas económicos, uma rapariga, interpretada por Glenn Close, é obrigada a mascarar-se de homem para sobreviver, criando assim a personagem  Albert Nobbs. Nobbs é um respeitado empregado de um hotel, onde ninguém sabe da sua verdadeira identidade. Porém, ele tem um sonho, ter um negócio próprio, e para isso guarda todo o seu dinheiro e gorjetas. Contudo, o seu segredo corre o risco de ser descoberto quando tem de partilhar durante uma noite o quarto com o pintor Hubert Page. E é com este que vai criar um estreito laço.
               Este filme além de ser sobre as dificuldades daquela altura, é igualmente sobre a descoberta da sexualidade. Nobbs tem uma paixão por uma das funcionárias do hotel, porém durante os seus encontros não sabe como se comportar, com medo de revelar mais do que quer. Mas esta empregada não tem as melhores das intenções, usando Nobbs como modo de extorquir-lhe dinheiro.
               Este é um daqueles filmes que, em termos de caracterização, vale apenas pela da protagonista, conseguindo disfarçar de forma convincente os seus traços femininos. Porém, noutras personagens tal não se verifica, o que revela um pouco de falta de cuidado.
               Close consegue uma boa interpretação mas esta não é nada de especial, criando algumas dúvidas sobre a sua nomeação.
               Um filme interessante para quem quer ver todos os nomeados às estatuetas.

Nota:2,5/5   

Sem comentários:

Enviar um comentário