21/09/2020

Akira (1988)

         Um filme de animação japonesa, baseado na manga do mesmo nome. Mesmo tendo sido lançado no final dos anos 80, ainda se consegue manter como uma grande animação nos dias de hoje, o que é uma coisa de louvar. E, para que tal tenha acontecido, é preciso notar o grande marco que foi para a animação quando foi lançado.
          Numa Tóquio do futuro, um membro de um grupo de motoqueiros vai ganhar poderes e tornar-se meio psicótico, enquanto vai andar à busca do segredo militar que é Akira.
          Em termos técnicos, temos um filme de grande qualidade. É verdade que, para os dias de hoje, em comparação com os melhores, pode ficar um pouco para trás mas mesmo assim consegue fazer frente a muitos outros. A cidade de Neo-Tóquio está muito bem apresentada e com muitos detalhes - e mesmo as cenas de ação mais mexidas conseguem estar bem executadas.
          As personagens também são uma mais-valia para esta animação, principalmente as suas relações. É verdade que a ligação entre Tetsuo e Kaneda podia ter um maior desenvolvimento. A presença de Kei que, de início, nem me agradou muito, conseguiu combinar bem com o resto da história. Contudo, o que é melhor é ver Tetsuo ficar cada vez mais paranóico e descontrolado.
          O facto do realizador Katsuhiro Ôtomo ser também o autor da manga é um bom indício de que vai haver uma boa transição das páginas para o ecrã.
          “Akira” é um marco para a animação japonesa e continua a ser uma grande opção para os dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário