04/08/2019

Homem-Aranha - Longe de Casa (Spider-Man: Far from Home - 2019)

    Depois de “Vingadores - Endgame”, pelo menos nos próximos meses, qualquer que seja o filme, estará aquém. E isso também é necessário, pois não podemos ter crises universais em todos os filmes, com o problema de se tornar banal. Felizmente, temos a sequela de “Regresso a Casa” para nos trazer a bom porto.
Este é uma sequela em que é necessário alguma contextualização. Assim, sem ver “Endgame”, não se vai entender algumas coisas que são apresentadas e explicadas aqui, como o Blimp. Mas bem, visto que já é o filme com a maior bilheteira de sempre, acho que posso falar aqui sobre ele. Peter sente o peso da responsabilidade de se equiparar a Tony Stark e, ao mesmo tempo sente-se responsável por não ter conseguido contribuir para um desfecho do Endgame sem baixas. Por isso, é natural que queira passar as férias escolares sem vestir o seu uniforme, apenas passear pela Europa e tentar começar uma relação com a rapariga que gosta.
Este deve ser o filme com a melhor ação em que já vimos esta personagem participar. Temos situações diferentes para ele explorar, inimigos que fogem da zona de conforto e novos fatos para apresentar. E como é que conseguimos estes novos cenários? Porque temos a ajuda de um novo companheiro, Mistério, para tentar parar os Elementares de destruir a Terra. A história dá algumas reviravoltas interessantes, mas não é no lado do Homem-Aranha que gira o filme, mas sim em Peter Parker. 
Depois dos devastadores acontecimentos dos filmes anteriores, Peter só quer relaxar um pouco, aproveitar as férias e, com sorte, algum romance. E é algo que facilmente se pode compreender. Estamos a falar de alguém que ainda não acabou o secundário e que se meteu nisto dos super-heróis para salvar a vizinhança, ou seja, acontecimentos em pequena escala, nada em termos intergaláticos. Por isso, todos os seus dilemas entendem-se perfeitamente. 
E, felizmente, a química entre os vários elementos do grupo não se perdeu desde o filme anterior. E, embora tenhamos menos de Ned - mesmo que o pouco seja muito bom -, dá-se lugar a maior protagonismo de MJ e o modo como ela se relaciona com ele.
O elemento novo era um dos que estava com maior receio… Foi muito bem tratado e pensado. Mistério não é foleiro! O seu fato, efeitos e história fazem sentido e mostram o incrível trabalho de efeitos especiais que já é possível fazer nos dias de hoje. E, para representar tudo isto, não há ninguém melhor que Jake Gyllenhall para o fazer. O ator consegue trazer a seriedade e ao mesmo tempo ser cómico emmedida. Que toda aquela história de multiverso, que vemos no trailer, consegue ser bem explicada.
Mais uma vez, a nova aventura do Homem-Aranha é um acontecimento a ser visto no cinema. Não só pela história em si, como para descobrir os acontecimentos pós Endgame. E tem duas cenas pós-créditos a não perder!



Sem comentários:

Enviar um comentário