20/12/2018

Homem-Aranha - No Universo Aranha (Spider-Man: Into the Spider-Verse - 2018)


            Está a ser um grande ano para quem é fã do conhecido aranhiço da Marvel. Tivemos Tom Holland em “Guerra Infinita”, um pequeno spin-off em “Venom”, um grande videojogo e, para acabar o ano com chave de ouro, uma animação diferente de todas.
            Depois de Miles Morales ter ganho os poderes do conhecido Homem-Aranha, ele é confrontado com as várias versões deste herói existentes noutras dimensões que foram arrastados para este universo. Agora Miles tem de os ajudar a voltar a casa, ao mesmo tempo que tenta ser ele próprio um herói.
            Uma das coisas que se destaca nesta animação é o seu protagonista. Desta vez não é Peter Parker mas sim Miles, um latino afro-americano que é bastante diferente da típica personagem que estamos habituados a ver. Mostra que tipo de relação é que tem com os seus familiares e como tem que se habituar a um novo mundo que deu uma volta de 180º.
            Por outro lado, esta animação é diferente pelo estilo bastante díspar da animação a que estamos habituados. Os realizadores queriam transpor para o ecrã a banda-desenhada, o que consegue criar alguns visuais incríveis. Atenção que pode não agradar a todos, já que em várias situações parece que estamos a ver um filme 3D antes de meter os óculos, o que pode criar algumas dores de cabeça.
            Os Homens-Aranha de outras dimensões também tiveram direito a desenvolvimento. Temos uma diferente interpretação de um Peter Parker mais velho, a primeira versão da mulher aranha, o Homem-Aranha Noir - com uma incrível interpretação de voz de Nicolas Cage! - uma versão anime em Peni Parker e Spider-Ham. Todas as versões têm o seu momento de brilhar, contudo sem nunca tirar o protagonismo a Miles.
“Homem-Aranha - No Universo Aranha” é uma grande animação com grandes doses
de ação, sem nunca descurar na história, tudo num estilo visual vibrante. É bem capaz de ser a melhor animação do ano e, para mim, dos melhores do ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário