05/09/2018

Homem-Formiga e a Vespa (Ant-Man and the Wasp - 2018)


                O terceiro e o último filme da Marvel deste ano serve para desanuviar o tom pesado de “Guerra Infinita”. Para tal, não há ninguém melhor que Paul Rudd para trazer a comédia. O primeiro “Homem-Formiga” foi uma boa surpresa quando saiu, revelou-se num filme de assalto com grandes tons cómicos que, mesmo estando dentro do estilo da MCU, conseguiu ser diferente.
                Scott Lang, agora em prisão domiciliária, tem de reconciliar essa nova vida com a paternidade e a heroicidade. Surge a oportunidade de ajudar Hope van Dyne e Dr. Hank Pym a encontrar a há muito desaparecida Janet van Dyne.
                Vamos logo começar a pés juntos e dizer que esta sequela é o pior dos lançamentos deste ano. Também é pior do que o primeiro filme atómico mas isso não significa que seja um mau filme, porque não o é. Apenas abusaram demais no tom cómico em detrimento duma boa história. É que a missão de salvar Janet, não deixando de ser importante, não traz nenhum sentido de urgência aparente. E mesmo o “objetivo” de Ghost tinha sido facilmente alcançável com uma boa conversa. Mas bem, vamos ver as coisas mais em detalhe.
Devia haver mais Michelle Pfeiffer! Sendo uma das grandes novidades, a atriz pouco está no filme, e podia ter acrescentado algo mais à história! Evangeline Lilly (finalmente!) entra como Vespa e consegue ter grandes cenas de ação, com umas sequências muito diferentes das de Rudd. A sua boa química com o protagonista continua e é isso que o filme consegue fazer bem, laços afetivos, desde Scott com a sua filha, Hope com o seu pai e mesmo Bill Foster com Ghost.
As cenas de ação também estão bem conseguidas, com o constante encolher e expandir de personagens e objetos, que sempre dá para criar situações diferentes e originais (embora em algumas situações não façam todo o sentido). A vilã foi uma decepção. Principalmente depois daquilo que vimos em “Black Panther” e “Guerra Infinita”, Ghost não traz nada de especial ao filme. Já para não falar de Walton Goggins, que foi criminalmente desperdiçado.
O meu grande problema com “Homem-Formiga e a Vespa” é que se foca demais em piadas e menos em história.


1 comentário:

  1. Eu amei o filme, mas gostei da Ghost pois foi das poucas vilãs e vilões que compreendi. E adorei o tom cómico, o Luis é o melhor personagem cómico do filme e é parecido comigo. 5*

    ResponderEliminar