16/09/2015

Maze Runner – Provas de Fogo (Maze Runner: The Scorch Trials - 2015)



                O final do primeiro filme deixou-nos com muitas perguntas sem resposta sobre o que de facto se passa neste mundo. Este “Provas de Fogo” se por um lado parece ser um filme com muita ação e com boas adições no elenco, por outro cheira-me que vá ocorrer muitas alterações desnecessárias em relação ao material de base.
                Depois de terem conseguido sobreviver ao labirinto, os sobreviventes vão ter um desafio ainda maior, a Terra Queimada.
                E um dos meus maiores medos acabou por se concretizar, já que o filme tem muito pouco a ver com o livro no qual é baseado. Atenção, haver mudanças não quer dizer que seja automaticamente mau, mas as alterações têm de fazer o sentido e justificarem a sua existência. O que infelizmente não acontece aqui, por isso os fãs do livro devem ficar desapontados com a história.
                Os protagonistas estão sempre a correr de um lado para o outro e as suas personalidades não são muito desenvolvidas. As cenas de ação são o ponto forte, principalmente nas cenas que envolvem os “zombies”. E os cenários também estão bem conseguidos, dando uma verdadeira sensação de solidão e devastação.
                O elenco não consegue surpreender e estão basicamente iguais ao primeiro filme, mesmo com novas caras, como Rosa Salazar Aiden Gillen. Isto não é propriamente um defeito, já que as personagens são interessantes, mas podia ter havia uma maior evolução.
                Não quero com isto tudo dizer que o filme é uma total desgraça. Apenas que o primeiro foi uma boa surpresa, e o material de base também era bom, e o resultado foi desapontante.


5 comentários:

  1. Leu o livro?
    "Maze Runner: Provas de Fogo":

    Adorei o filme que está repleto de ação, aventura e adrenalina.
    Apesar de o enredo estar diferente ao do livro gostei do que fizeram, pois a essência está lá.
    5*
    Cumprimentos cinéfilos, Frederico Daniel...
    PS: E não são Zombies, são Crankos. "Neste filme e livro há personagens que são os Crankos, criaturas que contraíram o Fulgor. No filme as que estão num estado mais avançado da doença estão tal como imaginei no livro, logo a sua caracterização está excelente. Contudo há muita gente a confundir Crankos com Zombies, mas para quem leu o livro sabe encontrar as diferenças e eu no filme reparar nessas características que os Crankos possuem."

    ResponderEliminar
  2. Eu li a série toda, e foi em grande parte por causa das alterações que não gostei do filme. Sei que no filme não há zombies, daí ter posto entre aspas, mas as diferenças entre crankos e zombies são quase nenhumas no filme, ao contrário do livro.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso consegui ver as diferenças no filme, pelo menos algumas. Mas sim, quem não leu os livros vai pensar erradamente que são Zombies mesmo eles dizendo que são Crankos. O livro está diferente e tenho pena que a cena das bolas de metal não estivesse presente, mas o importante é a essência estar lá.

      Eliminar
    2. Eu gostava que tivessem aproveitado antes a parte final do Thomas com a Teresa e o Aris.

      Eliminar
    3. Não é bem parte final, é um bocadinho antes. Mas claramente não iriam fazer isso, porque no primeiro cortaram toda a parte de falar por pensamentos. A não ser que incluíssem isso apenas neste filme.

      Eliminar