06/06/2015

Mad Max – Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road - 2015)



                Foram precisos 30 anos para que Max voltasse ao cinema, nas mãos do seu criador George Miller. Mas será um bom regresso? Miller desde essa altura fez “Babe” e “Happy Feet” e pode já não estar pronto para um filme de ação, e desta vez também já não podemos contar com Mel Gibson. Os trailers lançados faziam antever que algo de bom vinha a caminho, só que já sabemos que isso não quer dizer nada, por isso, é preciso ter alguma cautela.
                Voltamos ao mundo pós-apocalíptico de Max, e desta vez o protagonista vai ajudar Furiosa, uma mulher de ação, a fugir e a encontrar a sua terra de infância.
                O filme vai ser sem dúvida um dos melhores, senão o melhor, filme de ação deste ano. Miller decidiu optar por efeitos práticos, em vez do agora “tradicional” GCI, e foi uma decisão que se revelou acertada, já que conseguiu conferir um maior realismo a toda a ação. Se gostam de carros seriamente modificados e grandes cenas de destruição a envolve-los, de certeza que vão gostar deste filme. Já para não falar na intensa luta entre Max e Furiosa.
                Mas, nem só de ação sobrevive esta nova aventura de Max. O filme faz algo de muito interessante, e não nos diz a história do mundo, nem o que se está a passar diretamente, somos nós que temos de descobrir. Desde como funciona a Cidadela, até às intenções das personagens, como elas pensam e todo o reinado do vilão Immortan Joe.
                A juntar ao incrível nível de detalhe temos o modo de como tudo foi filmado. Ao contrário da grande maioria do tipo de filmes deste género, onde as cores são mais cinzentas e fazem de tudo para nos deitar a baixo, aqui temos cores vivas e brilhantes que combinam perfeitamente no filme.
                Tom Hardy conseguiu fazer jus à personagem de Gibson, com o seu carater silencioso e mentalidade de lobo solitário, mas que mesmo assim tenta ajudar aqueles que preciso nesta terra árida. Nicholas Hoult faz uma boa interpretação, como um dos seguidos da “religião” do filme, e muito do enredo de fundo é dado por ele. Porém, a par de Hardy, o protagonismo vai também para Charlize Theron no papel de Furiosa, uma implacável personagem capaz de todas as acrobacias e ações necessárias, mas que mesmo assim tem sempre uma pequena esperança de que tudo corra bem. E a atriz conseguiu interpretar tão bem esta personagem, que o filme já foi acusado de ser feminista, uma acusação que não tem muito sentido de ser.
                Uma nota final: o vosso filme pode ser o melhor do mundo, mas de certeza que não tem um alguém num enorme carro, a tocar guitarra que deita fogo.
                “Mad Max – Estrada da Fúria” é um filme que todos os amantes da ação não devem perder, e que muitos com este nível de detalhe apareçam.


1 comentário:

  1. Mad Max: Estrada da Fúria: 4*

    O filme tem efeitos visuais bastante bons e competentes, mas peca por ser grande demais.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar