23/05/2014

X-Men – Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past - 2014)



                E os mutantes voltaram ao grande ecrã, de novo com Bryan Singer na cadeira de realizador (realizador dos dois primeiros filmes) e as minhas expetativas eram muitas. Principalmente, porque iríamos ter no mesmo filme as personagens de “X-Men – O Início” e as suas versões mais velhas. Por outro lado mete viagens no tempo, o que geralmente dá uma grande confusão. 
                Num futuro em que os mutantes estão quase a ser exterminados, a sua única esperança é mandar Wolverine para o passado, para impedir o momento que desencadeou toda esta tragédia. 
                Baseado na BD do mesmo nome, as viagens do tempo até têm um melhor tratamento que a maioria dos filmes, e o entendimento das regras das viagens do tempo conseguem-se entender com relativa facilidade. 
                A estética do filme também está de grande qualidade, com principal destaque para as cenas passadas no futuro, principalmente porque apresenta algo novo. Já que quando a ação passa para os anos 70 parece que estamos nos dias de hoje, obviamente que tem diferenças mas mesmo assim é um cenário demasiado familiar. 
                É sempre difícil fazer um filme em que temos vários protagonistas, neste caso vários mutantes, pois queremos ver sempre os seus poderes e como é que os utilizam. Nas novas entradas temos, como não podia deixar de ser, Evan Peters a interpretar uma versão bastante cómica e divertida de Quicksilver. Também gostaria de ter visto mais de Bishop e Blink. Dos mutantes mais tradicionais é sempre interessante ver Magneto, tanto a versão de Ian McKellen como a de Michael Fassbender. E uma das personagens que tem maior desenvolvimento é o Charles Xavier de James McAvoy, onde tem de aprender a acreditar de novo nele e nos seus poderes. A Mystique de Jennifer Lawrence tem uma interpretação mais fraca em relação ao filme anterior. Já o único defeito do Dr. Bolivar Trask de Peter Dinklage é que tem pouco tempo de ecrã e não causa um grande impacto. O que já não se pode dizer dos Sentinelas, principalmente os do futuro, que são autênticas máquinas de matar mutantes. 
                O argumento consegue ser interessante (embora tenha algumas incoerências, como o facto de Magneto não andar a ser perseguido pelo governo) e as cenas de ação muito bem executadas. De certeza que os fãs da equipa de mutantes vão gostar dos filmes e mesmo só aqueles que gostem de filmes de ação. Mas, claro que convém ter visto os filmes anteriores. 
                 O melhor filme X-Men até agora.


Sem comentários:

Enviar um comentário