14/10/2012

Looper- Reflexos Assassinos (Looper - 2012)



               Filmes de ficção científica não costumam correr muito bem. Ora são muito teóricos (o que os torna aborrecidos), ora têm demasiada ação. E, quando se mexe na temática das viagens no tempo, geralmente ou são muito confusos ou estão cheios de erros. Será que “Looper” se encontra em alguma destas categorias?
               Em 2074, as viagens no tempo já foram inventadas mas são proibidas, apenas são utilizadas pelas mais poderosas organizações criminosas para mandar para o passado quem querem matar. Em 2044, temos  assassinos contratados, os Loopers, que vão tratar destas encomendas mandadas do futuro a troco de barras de prata.
               Joe é um destes loopers, que anda a guardar o seu dinheiro para se mudar para França, mas tudo muda quando o seu próximo alvo é ele próprio, só que 30 anos mais velho.
               Uma coisa que à partida foi surpreendente descobrir foi que toda a explicação e ciência sobre as viagens temporais não foi explicada toda no início, mas sim no decorrer da primeira metade do filme. E isto, sem dúvida alguma, foi uma boa decisão pois, se tivéssemos toda a informação inicialmente, muita dela se podia perder ou não ser entendida. E foi tudo muito bem explicado e, por incrível que pareça, credível e com aplicações reais. Se tivermos uma pessoa e o seu “eu” do futuro lado a lado e a do presente perdesse um dedo, a do futuro ficava automaticamente sem esse dedo; noutros filmes com este tema muitas vezes este tipo de interação não é apresentado.
               A caracterização de Joseph Gordon-Levitt, o Joe mais novo, está a um bom nível, sendo facilmente possível ver algumas semelhanças com Bruce Willis, o Joe mais velho. Esta é possivelmente uma das melhores prestações de Gordon-Levitt, que consegue marcar muitos pontos como uma boa personagem de ação. Willis também uma grande mais-valia para o elenco.
               É um prazer indo descobrir toda a história ao longo do filme, com sequências brutais de ação que, dentro deste universo fazem sentido, não parecendo forçadas.
               Uma referência para os filmes de ficção científica e de ação. Obrigatório!

Nota:5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário