25/04/2012

Os Vingadores (The Avengers - 2012)

               “Os Vingadores” é a nova - e talvez a maior - aposta da Marvel, pois teve de pegar em vários super-heróis, alguns deles já com cartas dadas, e metê-los todos no mesmo filme. E coube a Joss Whedon, com a ajuda de um orçamento milionário, a responsabilidade de tentar criar um filme equilibrado com todas estas personagens. Mas será que foi uma aposta bem-sucedida?
               Antes de responder é preciso fazer um aviso. É praticamente obrigatório que tenham visto 4 filmes: Homem de Ferro 2, O Incrível Hulk, Thor e o Capitão América, com principal destaque para os últimos dois. Isto porque, senão os viram, é melhor fazê-lo primeiro, porque senão não irão entender muito do que vai acontecer neste filme.
               Agora a resposta à pergunta. Sim!! É um excelente filme, obrigatório para todos os amantes da Marvel e dos da acção em geral. A estória é simples. Loki, o meio-irmão de Thor - julgado morto - aparece na Terra, pronto a conquistá-la com a ajuda de um exército alienígena. Para combater esta ameaça o general Nick Fury, o director da S.H.I.E.L.D., decide reunir uma equipa com os melhores dos melhores. E é assim que Homem de Ferro, a Viúva Negra, o Capitão América, Hulk, o Gavião e Thor se juntam pela primeira vez.
               O filme consegue equilibrar todos os elementos desta equipa, todas as personagens têm direito ao seu tempo de antena. Contudo, existe um claro protagonismo para Robert Downey Jr. e a sua comédia, que encaixa brilhantemente no filme, continuando o excelente trabalho que fez nos outros filmes. O filme tem um ritmo equilibrado, os momentos de grande acção são intercalados com as interacções entre os membros do grupo, desde a arrogância de Tony Stark ao discurso de menino bonzinho de Steve Rogers.
               Um ponto bastante positivo é o 3D. Ele não está lá só para dizer que está, nem para tornar o bilhete mais caro. O seu uso durante todo o filme foi sempre notado, com uma sensação de profundidade bastante bem recriada, não só nos momentos de grandes explosões, mas também nas cenas de diálogos, transportando-nos para aquele ambiente e parecendo que fazemos parte da película!
               O filme consegue manter-se fiel às personagens. Os fãs não vão poder dizer que as suas personagens não foram bem representadas ou que não são iguais à BD. Porém, existe uma ligeira incoerência, na primeira vez que vemos Hulk ele é um monstro irracional, porém de seguida ele parece em pleno das suas capacidades mentais, embora parcas.
               É verdade que a estória pode não ser nada de especial, porém este foi um trabalho em grande escala, com os anteriores filmes a irem desvendando o que ia acontecer, sendo pois este mais como uma continuação.
               Um filme sem dúvida obrigatório para os fãs das personagens, e para aqueles que disfrutam de um bom filme de ação de super-heróis.

Nota:4,5/5 

Sem comentários:

Enviar um comentário